Ínicio

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Uma casa para chamar de sua!

Aproveitei um tempinho livre no último final de semana para devorar a revista Casa & Jardim deste mês. Após inúmeras páginas pinceladas com cores e projetos de arrancar suspiros, me deparei com uma matéria bem interessante na última página, cujo título era "Nosso retrato". A autora Alessandra Marques descrevia a importância de se ter uma casa que possa de fato ser aproveitada, ter o jeito do dono e, como consequência, apresentar muita originalidade na decoração.

O texto, rico em detalhes, dizia assim: "Entrei em casa e me vi. Gosto de receber amigos e por isso tenho uma sala aconchegante, com sofá, pufes e tapete para todos ficarem à vontade. Adoro viajar. Tenho objetos comprados em várias partes do mundo, que me trazem boas lembranças. Costumo relaxar ouvindo música ou lendo um bom livro com luz amena. Curto cozinhar. Tenho panelas, apetrechos e uma bancada com banquetas para preparar pratos na companhia de amigos... A casa com vida é a que indico para todos..."

Parei por alguns instantes e comecei a observar o meu ninho... cheguei à mesma conclusão: um lar deve refletir o jeito e alma de quem mora ali dentro. Se a família é grande, a decoração pode ser ainda mais inusitada e diferente por ter de atender desejos e expectativas de cada integrante. Um laboratório de misturas delicioso!
 
Gosta de ler? Prepare um cantinho especial de leitura, onde poderá apoiar uma xícara de café ou refresco e deixar o xale sempre à mão para o dia em que o friozinho bater à porta. Se a sua paixão é cozinhar, pense na possibilidade da cozinha americana que proporciona a integração entre o "chef" e o resto da turma; decore o ambiente com panelas e travessas coloridas, deixe alimentos à mostra. É colecionador? Então, nada de guardar os objetos colecionados em caixas e armários. Aproveite para dar aquel toque à decoração... canecas penduradas em barra de metal na cozinha, bonecas em prateleira ao lado da cama, pinguins que disputam um lugarzinho em cima da geladeira. Se gosta de registrar momentos especiais da sua vida e/ou lembrar de pessoas importantes, então, vamos lá: o primeiro sapatinho da sua menina pode virar um lindo quadro, a penteadeira herdada da avó usada como aparador na sala, o trabalho de escola do seu filho transformado em obra de arte. 
 
Imaginou algo bem bacana para o seu espaço? Então, não perca tempo! Ah! E como não podia faltar, aqui estão algumas fotos para você se inspirar e colocar em prática o tão desejado plano de deixar a sua casa a sua cara! E vamos combinar que todos esses detalhes e características muito pessoais renderão muitas conversas, histórias e risadas...

 

 
Ambas são ideias aplicadas aqui em casa e que me remetem à momentos e pessoas muito especiais... Xale originalmente português herdado da minha avó que foi transformado em obra de arte e ganhou lugar de destaque no living. Já na primeira foto, nicho feito  para guardar todas as lembranças de viagens (que comprei ou ganhei)... É ou não é uma maneira linda de viajar para cada cantinho novamente? 
 
 
Cantinho especial para quem curte um bom livro... Com direito à mesinha descolada de apoio (olha o reaproveitamento aí, gente!), poltrona confortável, xale e tudo que se tem direito para apreciar um momento tão relaxante. 
 
 
Ideia da decoradora Neza Cesar (ela própria, inspiração total!) para reaproveitar uma penteadeira herdada e  que teve o visual renovado com a pintura dourada.
 
 
Cozinha aberta para o living, apetrechos dispostos de uma forma graciosa, fogão a lenha... alguém tem dúvidas de que os donos adoram cozinhar e receber amigos e familiares para uma boa conversa em volta da mesa?
 
 
Sala de jantar da estilista Adriana Barra. Contemporânea e estilosa como a sua dona.
 
 
A dona deste apartamento adora plantas e ervas e nesta varanda muito charmosa pode colocar em prática o hábito de plantar e cultivar suas adoráveis espécies.
 
 
Para quem é apaixonado por peças artesanais e faz questão de deixá-las fazer parte da decoração, este living parece bem inspirador, não?
 
Fonte virtual: Revista Casa & Jardim (www.revistacasaejardim.globo.com). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...