Ínicio

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Registros de uma mãe em terras colombianas

Quem já me acompanha nas redes sociais sabe que no mês de janeiro viajei com a família para a Colômbia, mais especificamente, Bogotá e Cartagena. Foi uma viagem muito sonhada e incrivelmente linda. Voltei com tanta coisa para contar, dividir, que precisarei de mais alguns posts para escrever tudo que está na minha cabecinha feliz. Mas hoje quero começar compartilhando aqui um texto que escrevi ainda no avião, voltando pra casa, juntando registros que fiz durante a viagem, sobre os momentos em família; o que vi, senti e vivenciei. Acontecimentos simples, pequenos, mas que fizeram da Colômbia um lugar ainda mais especial. Espero que gostem!
O texto começa assim:
E chegou o grande dia! Bateu aquela tensão normal ao arrumar as malas, deixar tudo resolvido em nossa terra natal, a casa (mais ou menos) em ordem. Escolhemos jantar no aeroporto - nosso voo seria somente as 2h20 - e ali, comendo pizza, começamos uma nova parceria de viagem. Rimos muito, feito bobos, imaginando tudo o que encontraríamos pela frente. Olhamos detalhadamente o roteiro feito a partir de sugestões de amigos e blogs de viagens. Aos poucos, o clima de tensão foi dando lugar ao entusiasmo e à expectativa de conhecer um novo lugar.
Depois de seis horas de voo e algumas turbulências, chegamos finalmente em Bogotá, às 5h20, ainda bastante sonolentos. Já no taxi, fomos apreciando a cidade que despertava do lado de fora. De mãos dadas, no banco de trás, apertamos as mãos uns dos outros quando algo na paisagem urbana nos chamava a atenção. Fiz uma dancinha para a música em ritmo "caliente" que tocava no rádio; mais um motivo para gargalhadas. Poucos minutos depois, estávamos já pulando na cama do hotel, nós quatro, e ali mesmo dormimos um soninho gostoso que nos fez recuperar as energias.
Mais tarde, saímos para caminhar pelo bairro e sentir um pouco do clima de Bogotá. Era um dia festivo (feriado, para nós brasileiros) e a cidade estava muito tranquila. Andamos pelas calçadas de mãos dadas, contando lajotas e pisando no meio delas, sem pisar na linha, exatamente como gostava de fazer quando era criança.
Nos quatro dias que ficamos por lá, dividimos sorvetes, pintamos desenhos, corremos atrás das pombas no Centro Histórico, rimos quando alguma palavra falada pelos colombianos não estava no "nosso dicionário" de portunhol ou quando as crianças se aventuravam na comunicação. Cantamos, dançamos, brincamos. Como se mais nada tivesse importância. E de fato não tinha.
Vi meus filhos curtindo cada pedacinho daquela cidade linda. Vi os dois fazendo companhia um para o outro nas brincadeiras, nos momentos de TV após um dia inteiro de caminhada, dividindo experiências e rindo muito nas diversas paradas em pracinhas, mesmo nas noites frias, de quase 10 graus. E que delícia é isso! Podem imaginar o coração de uma mãe frente à cenas tão singelas como estas?!?
No vôo para Cartagena, eu e  a Laura dividimos a mesma fileira. Deitei em seu colo e recebi um cafuné daqueles que só ela sabe fazer. Conversamos sobre o livro que tinha começado a ler, sobre o que conhecemos em Bogotá, falamos sobre viagens e a vida. Na fileira de trás, o Gabriel, ansioso demais, substituiu, ali mesmo no avião, o agasalho por bermuda e o tênis por chinelos. Surgiu naquele momento um sorriso... de alívio e alegria! E quando ele sentiu a brisa ainda no aeroporto da cidade litorânea, aí o cansaço foi dando espaço à tagarelice de quem queria ver o mar!
Em águas caribenhas, descobriram-se aventureiros, mergulhando, pulando ondas, nadando e levando caldos. Na areia, permitiram-se construir castelos, daqueles que fazem parte da imaginação infantil, até mesmo dos adultos que ainda tem uma criança dentro de si. Castelos grandes, rios com água do mar, torres. Reis e rainhas. Cenário perfeito!
Rolou clube da "Luluzinha" e do "Bolinha" na hora de dormir e as travessuras durante a noite (quem empurrou quem, quem tirou o lençol de quem, quem roncou) renderam conversas e risadas no café da manhã. Em outras noites, as sessões de massagem nos pés feitas pelas crianças fizeram valer a pena a andança - ôhhh delícia sentir as mãozinhas pequenas e macias nos pés tão cansados!
Tudo, tudo foi incrível! Muitas fotos foram tiradas, muitos lugares lindos visitados (que logo mais vou mostrar aqui) mas sob o olhar de uma mãe, esses são sempre os melhores registros pois são aqueles que podemos enxergar com o coração.
Gracias Colômbia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...