Ínicio

segunda-feira, 7 de março de 2016

Bolo de chocolate com morango... por uma vida mais doce!

Uma das combinações mais deliciosas que existem, pelo menos para o paladar de quem aqui escreve, é chocolate com morango. Alguém aí compartilha desta opinião?!?!
 
Quem levantou a mão certamente vai adorar a receita que vou divulgar neste post: um bolo de chocolate com morango daqueles que arrancam suspiros, fazem-nos lamber os beiços e tiram qualquer um da dieta (e cá entre nós, uma escapadela de vez em quando não é nenhum pecado, né?!).
 

A receita é simples mas exige um tiquinho de tempo, não vou mentir. Tem o preparo da massa, do recheio e, por fim, a cobertura. Mas vale cada minuto investido! ... Ah! E as três etapas podem ser intercaladas com outros afazeres já que a massa e o creme precisam estar frios para a montagem.
 
Vamos lá?!?
 
Para a massa, você vai precisar de:
 
4 gemas
4 claras
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
2/3 de xícara de água
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
 
Bata na batedeira as claras em neve e reserve. Em outra tigela, coloque as gemas, o óleo e o açúcar e bata na batedeira. Acrescente à mistura a água com o chocolate já dissolvido. Desligue a batedeira e misture com uma espátula a farinha de trigo, o fermento e, por último, as claras em neve. Leve para assar em forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo por cerca de 30 minutos a 180º (forno pré-aquecido).
 
Enquanto isso, prepare o recheio:
 
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 gemas peneiradas
1 caixa de morangos lavados e secos
 
Coloque os três primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo até engrossar. Depois de frio, junte os morangos cortados. Truque culinário: lave os morangos e deixe-os secar sozinhos. Somente depois de bem secos (e no momento em que já puder adicioná-los ao creme), corte os talos para soltar o líquido dentro do bolo.
 
No preparo da cobertura, você vai usar :
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro.
 
Leve o chocolate ao micro-ondas de 1 a 2 minutos (não deixe derreter) e reserve. Aqueça o creme de leite em banho-maria. Depois coloque o chocolate e mexa até ficar homogêneo.
 
Na montagem, você pode também regar a massa com uma mistura de leite com chocolate em pó. Fica bem molhadinho! Hummm...  
 

Duas curiosidades sobre esta receita:
 
1- Já fiz este bolo em algumas ocasiões especiais como o níver do maridão e pra presentear uma amiga querida (um presente doce é bom demais, não?!?). Mas ontem foi o pedido do filhote que me levou a preparar este bolo novamente. Como negar o pedido de uma pessoinha tão linda?!?!
 
2- Este bolo foi batizado "Bolo da Dona Clebita"... Porque a mãe do Cleber, amigo de trabalho da época em que eu pertencia ao mundo corporativo, sempre mandava esse bolo para comemorarmos o aniversário do filhão. Era festa para ele e para a turma toda que aguardava ansiosamente por este dia! Daí, Cleber, Clebita... entendeu a relação?!?!
 
É isso gente!
Receita aprovada! Receita compartilhada!... Por uma vida mais doce!
 
Ah! Se alguém aí se inspirar e partir para o preparo da receita, deixe nos comentários sua opinião sobre o bolo... Arrisco dizer que não será muito diferente da minha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...