Ínicio

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Pote da calma ou meditação

Meses atrás, em um dos vídeos do canal Tá tudo bem no Youtube, a coach Paula Abreu compartilhou uma ideia super bacana que ela fez junto com seu filho para ajudá-lo a meditar: uma garrafa com purpurina que, quando agitada, criava um efeito lindo que 'prendia' a atenção do menino.

Pesquisando na internet, descobri o pote da calma, feito com os mesmos materiais e inspirado no método Montessori, com o objetivo de acalmar crianças pequenas após uma briga ou crise de choro. Assim, diz a teoria, eles aprendem a respirar fundo e se acalmar.

O pote me lembrou aquelas pequenas bolas de vidro, muito vistas em épocas de Natal ou em lojinhas de souvenirs nos países do hemisfério norte, que simulam a neve caindo. Um efeito mágico que prende a atenção por alguns minutos, até o último floco de neve repousar na base do objeto (e se o tempo permitir e o encanto continuar, basta agitar e começar tudo de novo).

Como meditar é acalmar a mente e estar conectado no presente, achei bem possível utilizar essa ideia como um instrumento para ajudar meus filhos, que já não são tão pequenos assim, em situações do dia-a-dia que exigem deles um certo controle emocional, concentração e foco, e também se conectarem com eles mesmos, assim como mencionou a Paula em seu vídeo.

Para fazer o pote, você vai precisar de:



* Um pote de vidro com tampa;
* Uma ou duas colheres de sopa de cola glitter;
* Três ou quatro colheres de chá de purpurina;
* Uma gota de corante alimentar;
* Água quente.



Coloque a água quente no pote de vidro em quantidade suficiente para enchê-lo, deixando um pequeno espaço vazio na parte superior para depois conseguir agitar o conteúdo. Dilua nesta água a cola glitter e mexa bastante para que o glitter se desmanche na água. Adicione, na sequência, a purpurina e o corante alimentar (se utilizar o corante em pó, coloque apenas uma "pitada" e vá adicionando até atingir a cor desejada). Mexa bastante e feche bem a tampa do pote.

Os potes da Laura e do Gabriel ficaram assim:


Se funciona mesmo? Ainda não sei... Estamos em fase de testes por aqui...rs. Mas já bastante felizes com o tempinho juntos para criar estes potes tão coloridos e cheios de brilho! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...